Podcast: O Que é, Significado e Onde Ouvir!

O que é um podcast?

Podcast: O Que é, Significado e Onde Ouvir!

Atualmente a maioria da população não têm tempo para assistir videos, ler posts ou ebooks. Sabendo disso Adam Curry criou um formato de conteúdo em áudio muito prático, que vem ganhando muitos fãs. o Podcast. Pode ser ouvido a qualquer hora, no trânsito, academia, em casa ou na sala de espera de um consultório por exemplo.

A seguir vamos explicar o que é, como surgiu, para que serve, quais são os temas abordados, onde e como ouvir e como fazer um podcast.

O que é um podcast?

O termo podcasting foi utilizado pela primeira vez pelo jornalista inglês Ben Hammersley em uma de suas matérias em 2004, sendo adotado posteriormente para esse novo sistema de transmissão de dados. Os programas de áudio que começaram a ser distribuídos via podcasting passaram a ser chamado de podcasts.

A palavra Podcast é uma junção de Pod – “Personal On Demand” (tradução literal, pessoal sob demanda), retirada de iPod, com broadcast (radiodifusão). O podcast em vídeo chama-se “videocast”, frequentemente em arquivo formato MP4 ou disponibilizado em sítios de transmissão contínua, como o Youtube.

Como surgiu?

Devido a grande quantidade de aparelhos portáteis reprodutores de arquivos de áudio, surgiu um método desenvolvido por Dave Winer em 2003 automatizar o acesso ao conteúdo de áudio. Porém, o podcast que conhecemos hoje foi criado pelo ex VJ da MTV Adam Curry em 2004, que desenvolveu o primeiro agregador usando Applescript (linguagem de computador do sistema operacional da Apple) e disponibilizou o código na Internet, para que outros programadores pudessem usá-lo.

Para que serve um podcast?

O principal objetivo é compartilhar conteúdo. Na prática funciona da seguinte forma: A pessoa escolhe um tema e cria um programa ou um episódio para compartilhar o que sabe sobre esse assunto.

Conforme o tempo passa e a tecnologia se transforma, o consumidor fica cada vez mais exigente, desejando novos formatos de mídia para deixar seu dia mais prático e atender suas necessidades. Como dissemos no começo do post, esta forma de conteúdo é perfeita para quem tem uma rotina intensa, pois é possível ouvi-lo a qualquer hora e em qualquer lugar.

Quais são os temas abordados?

Qualquer assunto pode virar tema de um podcast. Cinema, tv, literaturas, ciências, profissões, política, notícias, games, culturas, religiões, educação, comédia, musicas, esportes ou até mesmo histórias pessoas, entre outros. Eles podem ser  apresentados em forma de debates trazendo uma interação com os participantes do programa e com o público ou apenas informativo.

Onde e como ouvir um podcast?

Agora que você já sabe o que é e como funciona, entenda onde e como ouvir. Veja nossa lista a seguir!

Sites

É possível ouvir um podcast online, ou seja, escolha um episódio e dê play ou fazendo download da seguinte forma:

  • acesse o site que está oferecendo o podcast;
  • faça o download do conteúdo;
  • Após concluir o download é só ouvir em reprodutores de áudio do seu computador ou celular.

obs: Em alguns casos não é possível ouvir offline, pois o dispositivo precisa estar conectado na internet para que o áudio possa carregar e ser executado.

Aplicativos

Os agregadores de podcast são um tipo de aplicativo onde os consumidores podem ouvir e acompanhar os podcasts através do smartphone ou no computador. O lançamento de mais episódios é automático. É possível ouvir um episódio direto do aplicativo ou baixar para ouvir depois.

Esses são alguns exemplos de agregadores: Podcast & Radio Addict, Pocket Casts, WeCast, Overcast, além dos aplicativos nativos dos smartphones.

Plataformas

Outra maneira muito comum de ouvir um podcast é nas plataformas de áudio, como: Spotify, Deezer, Sound Cloud, entre outras. Para assinantes das plataformas, é possível fazer download do episódio no computador ou no smartphone para ouvi-lo offline (com a internet desligada).

É possível ouvir episódios avulsos ou seguir um podcast gratuitamente, dependendo da sua plataforma. O ponto positivo é que assim como nos aplicativos, nas plataformas, a partir do momento que você segue um podcast, pode ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Como fazer um podcast?

Preparamos um passo a passo prático para você criar seu próprio podcast. Veja a seguir:

1. Planejamento

É essencial planejar antes de executar sua ideia. Separamos alguns pontos para analise:

  • Qual o público alvo?;
  • Como se diferenciar da concorrência?;
  • Qual será o tema?;
  • Baseado no tema, qual será o conteúdo?;
  • Quais convidados serão chamados para falar sobre o tema?;
  • Qual será o tempo de intervalo entre novos episódios?;
  • Quais serão os CTAs (links de chamada que incentivem o usuário) ao longo do podcast?;
  • Qual será o roteiro? (um exemplo: início, CTA, meio, CTA, encerramento, etc);

2. Gravação

Após analisar e responder todas as perguntas do planejamento veja a seguir como realizar a gravação.

  • Grave em um local onde há uma boa acústica, sem ruídos ou ecos;
  • Encontre um lugar confortável para você e seus convidados;
  • É possível gravar em alguns softwares existentes no mercado como: Audacity, MP3 Skype Recorder MP3 Cut.

3. Edição

Após a gravação, é essencial uma boa edição para resultar em um trabalho de qualidade, pois o podcast não é ao vivo. Veja nossa lista a seguir:

  • Primeiramente, certifique-se de que há um backup da gravação original;
  • Corte partes que não tem relevância para o episódio como conversas fora do tema entre os convidados;
  • Dependendo do software utilizado, é interessante aplicar algumas técnicas que ajudem a garantir mais qualidade para o podcast, como: amplificação do som, redução de ruídos, compressão, normalização do áudio e equalização.

4. Publicação

Após a edição, seu podcast está pronto para ser publicado. A publicação pode ser feita em:

  • Sites sobre o tema ou parcerias;
  • Plataformas de áudio como: SoundCloud ou o Spotify;
  • Independente da plataforma ou site escolhido, é importante estar atento as regras e acordos da publicação;
  • Antes de publicar, pense qual o melhor acesso para seu publico alvo.

5. Divulgação

O último passo e um dos mais importantes é a divulgação. Veja nossas dicas a seguir.

  • A divulgação pode ser feita no próprio site através de uma Landing Page;
  • Outro acesso bom para divulgação são as mídias sociais.

Gostou do nosso post? Agora é só colocar a mão na massa! Compartilhe com os amigos!

Compartilhar